Se tem uma coisa que vem ganhando a cada dia mais adeptos são aquelas pessoas que preferem se alimentar com produtos naturais e orgânicos. Essas pessoas estão sempre pesquisando novas maneiras de se alimentar de maneira natural. As PANC (plantas alimentícias não convencionais) são uma excelente opção.
Essas plantas são comestíveis e muito ricas em nutrientes. À primeira vista é bastante estranho comer uma planta que aparentemente não é comestível, mas os benefícios compensam essa estranheza.
Um das PANC mais conhecidas é a ora-pro-nóbis. Ela possui folhas verdes escuras e por ser uma planta tipo trepadeira é muito comum vê-las cobrindo cercas e muros. A ora-pro-nobis era muito comum nos séculos da exploração do ouro em Minas Gerais.
Mas até hoje é comum encontrar a planta nos pratos típicos do estado. A planta foi apelidada de “carne de pobre” por causa de seu alto teor de proteína. Além disso, a planta possui compostos bioativos e fenólicos que tem ação antioxidante e anti-inflamatória.
Como é rica em proteína é uma excelente alternativa para os vegetarianos que não comem proteína animal. Cada 100g de ora-pro-nobis equivale a três ovos.
A planta que pode ser consumida crua ou cozida possui um alto teor de fibras e a ingestão de fibras é importante para prevenir e tratar problemas como obesidade, diabetes, colesterol alto e prisão de ventre.
Veja no vídeo abaixo um pouco mais sobre essa preciosidade alimentícia:
A ora-pro-nobis não fica para trás quando o assunto é cálcio e magnésio que são sais minerais importantes para o sistema cardiovascular, dos ossos e articulações, intestino e cérebro.