Pular para o conteúdo
Início » Biscoito de polvilho assado mineiro: crocante por fora e macio por dentro

Biscoito de polvilho assado mineiro: crocante por fora e macio por dentro

  • por

Se você quer uma receita simples e deliciosa, para deixar todos com água na boca, precisa conhecer o biscoito de polvilho assado! Também conhecido como chimango, é uma tradição da culinária de Minas Gerais, mas que faz sucesso no Brasil todo, pois fica crocante e saboroso! Confira a receita do Canal Ediane – Comida Mineira, faça o divino biscoito de polvilho assado e surpreenda a todos!

Como fazer biscoito de polvilho assado

Para a receita do biscoito de polvilho assado, precisaremos de: água, óleo, polvilho azedo, muçarela ralada, sal e ovos. Colocaremos a água e o óleo para ferver, juntaremos o polvilho e o sal em uma tigela, mexendo bem, e vamos despejar a água + óleo quente por cima. Iremos misturar bem para agregar e deixar esfriar. Vamos acrescentar os ovos, e amassar bem, seguindo as orientações do passo a passo dessa etapa, depois colocar a muçarela, mexendo bem. Vamos untar as mãos em óleo e modelar o biscoito, arrumar numa forma, e assar por uns 30-40 minutos em forno pré-aquecido a 180°C. Iremos retirar do forno, servir e saborear seu delicioso biscoito de polvilho assado!

Preparar uma receita saborosa nunca foi tão fácil! Vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio. Tenho certeza de que todo mundo vai amar, não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e não tem como errar. Depois, nos conte o que achou e suas dicas de personalização.

Ingredientes da receita de biscoito de polvilho assado

200g de muçarela ralada½ kg de polvilho azedo 1colher (sopa) rasa de sal 4 ovos inteiros150ml de óleo 200ml de água filtrada 

Modo de preparo

Escolha o polvilho azedo, pois assim, o biscoito ficará mais saboroso e crescerá mais. Coloque uma panela pequena com o óleo e a água no fogo médio, até ferver. Coloque o polvilho azedo e o sal numa vasilha e misture bem para homogeneizar. Despeje a mistura de água e óleo bem quente sobre o polvilho, para escaldar, misturando bem para agregar o líquido no polvilho. Então espere esfriar para continuar com a preparação da receita. Depois que o polvilho escaldado estiver completamente frio, acrescente os ovos, um a um, amasse bem com as mãos, até obter uma massa homogênea e grudenta. Cuidado! Pode ser que a quantidade dos ovos mude, podendo usar mais ou menos, conforme o tamanho deles. O ponto correto é uma massa que gruda nas mãos, mas que se desprende da vasilha. Adicione a muçarela ralada e misture um pouco mais, para juntar. Passe um pouco de óleo nas mãos, pegue uma porção da massa e modele, fazendo palitinhos ou argolas, como quiser. Arrume em uma forma (sem precisar untar) e leve ao forno pré-aquecido a 180°C para assar por 30-40 minutos. Retire do forno e ponha numa travessa. Prontinho! Agora você já pode servir e saborear seu maravilho biscoito de polvilho assado!

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.

Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Torresmo na panela de pressão muito crocante e fácil de fazer para servir como petisco

Bolo de cenoura diferente que é uma delícia e vai surpreender todos os seus convidados

Torta de frango feita com massa de biscoito: você nunca provou nada igual

Bolo de fubá sem farinha de trigo feito no liquidificador muito fofinho e perfeito para a hora do café

O melhor bife bovino que comi nos últimos tempos

Bolo queijadinha na forma de bolo inglês uma delícia bem fácil de preparar

O melhor biscoito de fubá do Rio Grande do Sul feito com uma combinação especial de sabores

Pão Maria entupida um pão doce com recheio de creme que é uma delícia

Bolo caseiro da vovó feito no liquidificador receita que minha avó fazia na roça

Sobremesa prestígio na travessa com apenas 4 ingredientes e que não vai ao fogo

O post Biscoito de polvilho assado mineiro: crocante por fora e macio por dentro apareceu primeiro em .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *